quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Viagem de ônibus: tormento ou alento?


Vista de dentro do ônibus no trajeto de Guarapari para Anchieta
Uma linda vista do mar apreciada praticamente em todo o trajeto. A redução da poluição ao meio ambiente, menos riscos de acidente, custo relativamente baixo, economia de combustível , entre outros. 

Esses são alguns pontos positivos nas viagens de ônibus rotineiras de Guarapari para Anchieta. 

Por outro lado, tem também a parceria admirável de alguns profissionais motoristas e cobradores ao longo do trajeto que auxiliam os passageiros e fazem amizades.

No entanto, no momento atual o que mais se presencia é a revolta! Passageiros estão indignados com a obrigatoriedade do embarque e desembarque de passageiros apenas na Rodoviária de Guarapari. Mas sobre esse tema, eu sugiro algumas reportagens dos meus colegas para que você se aprofunde. Vou deixar abaixo alguns links.
Foto Rodoviária de Guarapari - Internet


Com os links acima, deu pra ter uma noção do que os passageiros estão enfrentando por causa destas mudanças. Mas voltando ao tema, vamos seguindo viagem. 

A viagem de ônibus pode ser um tormento, como tem sido para muitos trabalhadores e estudantes nos últimos dias. Mas é também um alento em outras circunstâncias.

Pude observar em alguns casos que motorista e cobrador não são apenas colegas de trabalho, são parceiros e amigos. 

Noutro dia, vi João e José (nomes fictícios pois, não foi possível perguntar), pararem em um ponto de ônibus em Anchieta no caminho de volta para Vitória. 

Eu iria embarcar sem levar meu churrasquinho, mas o cobrador desceu para comprar o seu e do motorista. Foram rápidos 2 minutos e nós três pudemos fazer nosso lanche. 

Ao embarcar ouvimos algumas brincadeiras...
Disse uma passageira: "cadê o meu churrasquinho? Também estou com fome".
 Em seguida outra replicou. 
Se quiser divido o meu com você. 
Por fim outra ao desembarcar falou aos dois: "Da próxima vez, só deixo parar se comprarem um pra mim". Mas foi em tom de brincadeira. 

O que quero abordar neste texto é sobre a importância das pessoas tirarem um tempo pequeno para si e sua alimentação. Desacelerar. Brincar, levar a vida mais leve. Todos precisamos nos alimentar. Devemos valorizar estes profissionais que nos levam e nos trazem aos nossos destinos. Sabemos que há alguns que não estão preparados para a função, mas isso é assunto pra outra hora.
Ser passageiro de um ônibus cujo cobrador e motorista estão alegres, fazem o que gostam, torna a viagem melhor e mais tranquila, até mais rápida.
Ver a solidariedade deles para com passageiros é ainda mais gratificante e animador. 

No Carnaval, cidades do Litoral Capixaba ficam lotadas e é muito comum as famílias utilizarem o transporte coletivo. Presenciei em pontos de ônibus mulheres com crianças pequenas a espera do transporte. 

Teve um caso, de uma família com três crianças entre 2 e 5 anos debaixo do Sol, fora do ponto e longe do abrigo. O motorista parou disse que não cobraria a passagem apenas para tirar as crianças do Sol. Atitude admirável. 

Pena que eu não consegui saber o nome dele, mas todos no ônibus admiraram a atitude, afinal de contas, o que mais estamos vendo por aí, são atitudes egoístas.



Como você conquista sua audiência?

Faz dois meses que não escrevo aqui para vocês maratimbas!! Então cá estou eu pra falar um pouco da minha história profissional e a relação ...